quarta-feira, 18 de maio de 2016

Esta sou eu...

Esta sou eu. Sem filtros nem mudanças. O cabelo cor de rosa foi por causa do sol e do sítio onde estava. A cor que eu pinto é um vermelho/cobre. É esta a foto original. Não sou magra, sei que não estou em forma. Não tenho os dentes perfeitos, porque apesar de precisar usar aparelho desde bem nova, os meus pais nunca tiveram dinheiro. As minhas roupas não são compradas em lojas de marca e a raiz dos meus cabelos já se nota porque ainda não me dei ao trabalho de voltar a pintar o cabelo. Tenho os olhos meios tortos, embora não dê para perceber nesta foto.

Porque é que estou a dizer isto? Porque é que me estou a "insultar" e a "rebaixar"? Não estou... É esta a verdade. Há alturas em que a minha aparência parece mais importante do que o meu interior. Porque eu não me sinto mal no meu corpo mas as pessoas parecem importadas com isso... E eu muitas vezes torno-me "refém" das opiniões delas. Tento não me preocupar enquanto uso um vestido ou uma saia... Ou um top, ou algo mais apertado. Tento dançar, mas depois vejo algumas pessoas que eu nunca vi na vida, a olharem para mim e a reprovarem a minha atitude. Também já me disseram que a maneira como me visto não está na moda ou adequada para a minha silhueta. E também me disseram que por eu ser gorda devia fechar a boca e parar de comer, quando na verdade eu nem como assim tanto... Já vi magros comerem bem mais do que eu. Chama-se metabolismo. São poucas as vezes em que como porcarias. Também já vi pessoas olharem para mim na praia quando estou de biquíni e falarem com a pessoa ao lado. Ou talvez estivessem apenas a olhar e a falar de outra coisa... Mas ai está... Ao fim de algum tempo começa a custar, e a verdade é q foi isto a minha vida toda . "Ah e tal mas só tens 19 anos"... Sim, 19 anos a dizerem que eu era muito gorda para usar certas roupas, muito gorda para dançar, muito gorda para me apresentar em espetáculos... Muito gorda para ir à praia com elas porque as ia fazer passar vergonha. E já me disseram que não devia sorrir para as fotos ou em público porque se nota que não tenho o sorriso perfeito... A minha dentição não é alinhada, não por falta de escovagem ou por negligencia minha, mas porque a minha boca é muito pequena e não tem espaço para todos os dentes. Isto, porque a minha família é toda muito pequena e a minha estrutura óssea não permitiu que o meu céu da boca alargasse o suficiente. Todos os problemas dentários que eu tive, como cáries, se deve a isso (dito pela dentista).
Também me disseram que o meu namorado (e não foi só com um que me disseram isto) era demasiado magro para mim... Porque, bem... Eu sou gorda. E ele é magro. E demasiado giro para mim. Sim, demasiado giro para mim. Já não basta a falta de auto-estima, que quando arranjo alguém que gosta de mim como sou, me metem na cabeça de que não sou boa o suficiente para ele porque ele merece alguém... Magro?
O mais engraçado (e triste, eu admito), é que eu só me importo com aquilo que os outros dizem e pensam de mim... Porque eu estou bem. Sinto-me bem no corpo que estou. Houve uma altura em que quis emagrecer, e consegui. E fui deixando e engordei de novo... Porque realmente não me importo. E se nas raras alturas em que me olho ao espelho, começo a dar importância a isso, foi porque me meteram na ideia que não sou boa o suficiente só pelos meus defeitos. Quando não me importava muito com isso, nem com as roupas que vestia (mesmo elas sendo "ainda piores" dito por alguém que ainda hoje critica), era feliz... Mesmo quando me vêm dizer que estou ridícula com certas roupas porque não combinam ou porque são antiquadas ou, sei lá, algo mais do dia-a-dia para apenas ver TV e andar por casa ou assim, eu só me quero sentir confortável. Não tenho de andar com certas roupas só para ir ao supermercado e estar por casa.
Eu sempre lidei com o facto de ser gorda. A minha família sempre mo disse. Pessoas na escola sempre me disseram. E eu tenho espelhos e balanças. Mas também já sofri de bullying, seja por parte de colegas de escola, como também por professores, ou por pessoas bem mais próximas que chamava de amigas, e também desconhecidos... E graças a isso, eu importei-me e deixei de gostar de mim porque só via os meus defeitos. Já deixei de comer, já tive vergonha de me despir no vestiários antes de educação física, já chorei... No entanto, mesmo que ainda fique a pensar naquilo que os outros acham de mim, sinto-me confortável com o meu corpo. Fui aprendendo... Se me sinto confortável com aquilo que os outros falam de mim? Não. Porque é o meu corpo. E não lhes diz respeito. Do mesmo jeito que eu não me intrometo nas escolhas de vestuário ou da forma física delas, não sei porque fazem isso comigo. Porque eu sou muito mais que dentes tortos, gordura em excesso, uma possível estrábica e raízes por pintar. Eu sou uma pessoa. E o que está por dentro deveria importar muito mais. Até porque eu me preocupo muito mais com o que eu e o resto das pessoas têm no coração e na cabeça do que com o resto. Não tenho problemas de saúde por ter excesso de peso. Mas talvez tenha algumas "manchas" no meu psicológico devido a este assunto. E prefiro ficar atenta àquilo que me vai na cabeça, no coração, os meus problemas, preocupações, coisas que realmente importam do que com uns quilos a mais que as pessoas tanto têm medo de enfrentar. Então... Esta sou eu. A tentar livrar-me de uma vez por todas deste receio de que as pessoas me venham chamar disto ou daquilo. Do receio de postar fotografias na internet e se notar que realmente eu sou gordinha. Estou a tentar libertar-me do resto da sociedade e a afirmar que sou assim... Com todos os meus defeitos mas principalmente com todas as minhas qualidades. Porque me fartei de deixar de fazer coisas porque me disseram que não tenho a imagem ou silhueta certa para isso, porque tenho estrias e celulite, quilos a mais, dentes tortos... Olhos tortos também. Basicamente devo ser toda torta, vá. Mas além disso ou de qualquer outra coisa, sou uma pessoa... Eu penso, sinto, existo. Sirvo para alguma coisa. Todos servimos. Porque nós não somos só um corpo, porque há muito mais de nós para mostrar e valorizar... Afinal, porquê dar tanto valor à imagem de perfeição de uma maçã, se por dentro ela está completamente podre?


4 comentários:

  1. És como és e és perfeita dessa maneira, toda a gente tem os seus defeitos e qualidades e são essas mesmas coisas que nos tornam únicos e interessantes, pois se fôssemos todos "perfeitos" esta vida não teria piada alguma e o prazer de viver perdia-se.
    Pessoas que só criticam e rebaixam os outros não valem a pena, é ignorar e estar apenas com quem vale a pena, com quem se preocupa connosco, com quem gosta de nós, pois devemos-nos rodear de pessoas que gostam de nós e ser felizes com essas mesmas pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Ruizinho <3
      Pessoalmente, acho que se uma pessoa se sente bem, é o que importa. Não importa se é baixa ou alta, se é gorda ou magra. Acho rótulos estúpidos porque nós não somos objetos. E eu gosto de ser assim, as outras pessoas preocupam-se mais com os meus quilinhos em excesso que eu. Eu preocupo-me com aquilo que elas acham e dizem de mim, e sei que é errado. Estou a tentar mudar isso. Mas com o meu corpo? Não tenho problema nenhum. E sendo o meu corpo, se eu não tenho problemas com isso, não sei porque alguém haveria de ter...

      Eliminar
  2. Oi! Meu nome é Melissa. Olha, você é linda! Não se preocupe tanto com a opinião dos outros, se preocupe com vc, com seus sentimentos e seu bem-estar. Vc pode estar um pouquinho acima do peso... e daí?? As gordinhas são as mais sexs, são as mais poderosas e as preferidas dos homens. Levante este astral menina! Eu tb não sou magrinha, estou muito acima do peso pela minha altura, já tentei de tudo pra emagrecer e quanto mais eu tentava mais eu me via gorda. Agora quer saber, deixei tudo isso pra lá e passei a me aceitar assim, do jeitinho que eu sou. Quer gostar de mim assim? òtimo!! Não quer? Dane-se!!! Você é muito bonita, deixe de bobagem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Melissa! :D Muito obrigada pelas palavras, eu estou a tentar não ligar tanto para a opinião dos outros, estou finalmente a deixar os outros de lado e a importar-me mais com o que eu sou e quero ser, sem tanto receio do que os outros irão pensar! Porque eu não me sinto mal no corpo em que estou, com o peso que tenho, e ninguém se deveria sentir mal com a OPINIÃO dos outros. Porque o corpo é só delas, e não dos outros. E é como já ouvi em muitos lados: quando mais gordinha, mais tem por onde eles agarrarem, ahahahah. O importante é sentirmo-nos bem, seja lá qual for o peso ou a altura ou o que for.

      Eliminar