sábado, 16 de agosto de 2014

mudanças e evoluções.

as mudanças são inevitáveis. as pessoas crescem e mudam. passam por fases. algumas evoluem, outras... nem por isso. apenas mudam. até porque mudar e evoluir são coisas diferentes. evoluir, por norma, é algo positivo, melhor... e uma mudança nem sempre é algo bom. mas enfim, para saber isto basta ir a um dicionário.
lembro-me de andar no infantário e estar ansiosa para ir para a escola primária... ansiosa por crescer. mas agora que olho para trás, principalmente ao ver fotos do que era e do que sou, apercebi-me que tudo passou muito depressa... demasiado depressa! queria deixar de ser criança e entrar na adolescência... e estou quase na idade adulta! e o que fiz durante estes anos todos? passei por mudanças, por algumas evoluções, deixei coisas para trás, e ganhei outras pelo caminho. é assim que a vida funciona... e não aproveitei tudo como deveria ter aproveitado... mas disso todos se queixam.
cada pessoa tem uma história que a faz seguir um certo rumo, ser de um certo jeito, que pode fazer com que ela estagne a sua evolução, ou que possa adaptar-se mais facilmente ao que a rodeia. eu sou o segundo tipo de pessoa (e quase que invejo as pessoas super adaptáveis a tudo...). eu sou assim: quero mudar mas tenho medo de tudo o que possa acontecer. evoluo, mudo, cresço, mas tenho pavor. tenho medo de perder o que mais amo ao longo destas alterações normais que acontecem ao longo do tempo a toda a gente. esta sou eu: alguém que não aguenta despedidas mesmo que seja algo por 3 dias (sim, até por uma viagem de 3 dias!), e não é difícil de imaginar que isto, sendo algo "definitivo", e que me faça perder contacto regular com aquilo que estava habituada a ter, me faça entrar em alerta e praticamente em pânico!
razão: eu não me adapto. é verdade! não consigo adaptar-me facilmente por razões óbvias: medo, vergonha, insegurança. já fui pior, mas ainda sou... neste aspeto mudei, melhorei, evoluí... porque se eu fosse como era há uns anos, tinha um ataque cardíaco ao dar de frente com aquilo que o mundo tem para me dar.
além da minha ligeira mudança, também tenho aqueles que me fazem ver que não é um bicho de sete cabeças e que vão estar comigo, aconteça o que acontecer... e não duvido disso. não duvido dos abraços, dos beijos e das palavras, dos atos... tenho de os agradecer a eles por me darem motivação a seguir aquilo que quero seguir, por me fazerem ver que afinal não é mau, mas sim uma coisa ótima...  para me fazerem seguir rumo à felicidade. porque eles tiram-me grande parte do medo.
e agora uma piada: eu até sei que é algo bom, algo que vou adorar (até porque é algo que eu realmente quero) mas tenho uma explosão de sentimentos dentro de mim que me fazem voltar a ser criança, chorar feita uma bebé e depois arrepender-me e pensar: "bem, mas o que foi isto? já sou crescidinha... é algo em que tenho de investir, é algo que me vai fazer feliz no futuro, é algo que quero... porque é que estou a ser estúpida?".
e pronto. não me adapto facilmente, mas até acabo por me adaptar mais rapidamente. e tudo graças àqueles que me rodeiam... porque a minha mudança deveu-se a alguém que me inspirou a acreditar que era capaz, que estava enganada ao que eu era, e que até sou bem melhor do que pensava ser... e sei que, aconteça o que acontecer, aqueles que estão comigo hoje, são aqueles que vou levar para a vida inteira... aqueles que me vão acompanhar em mais mudanças ainda, em mais evoluções, em mais viagens, em mais explosões de pânico. são os que me vão limpar as lágrimas, ou até nem deixá-las cair.
sei que vou ter um monte de sentimentos à mistura, sei que vou chorar, mas estou preparada para o que possa vir, porque com eles tudo se torna mais fácil. adaptações difíceis com pessoas que tornam tudo mais fácil.
futuro, estou à espera. vou seguir o que quero, como toda a gente deveria fazer.
o medo é muito, mas a vontade e o apoio são maiores.


Sem comentários:

Enviar um comentário