terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal...

hoje é Natal! ou véspera... seja como for, estamos nesse tempo. tempo de sonhos, de ajuda, de compaixão, de luzes, de solidariedade, e por aí fora! a verdade é que já me perguntaram se eu gostava do Natal. eu não desgosto do Natal, mas já gostei mais... quando era criança e não tinha noção de certas coisas, estava sempre ansiosa por esta época, só que agora, como ganhei maturidade suficiente para ver as coisas, começo a revoltar-me. sim, revoltar-me! gente por aí a ganhar milhões enquanto tanta gente anda por aí sem ter o que comer, sem ter onde dormir, faça sol ou faça chuva. não, não estou a falar só no Natal, mas a verdade é que parece que as pessoas só se preocupam com isto, com as instituições de caridade nesta época. porquê? porque só nesta altura é que se andam a recolher alimentos, donativos para oferecer cabazes e para ajudar gente necessitada. mas agora a sério: vão dizer que durante o resto do ano não há gente a passar fome? não, eu não estou a dizer que mais ninguém se importa, porque há gente que quer saber, gente que ajuda mas, normalmente, só ajudam no Natal (e, sinceramente, até me admira que tanta gente ajude os outros nesta época... parece um milagre de Natal!). sim, esta época é especial e deve ser considerada a época mais bonita do ano, daí andarem a ajudar quem mais precisa... mas já viram o tempo que se fez durante o ano? eu vou explicar: no verão estava um calor abrasador, quase sufocante! a minha sorte era a água, mas e eles? será que têm acesso a isso? e agora, nesta altura mais fria (ainda não chegamos ao pico do Inverno!), chove a potes! acordei hoje com o vento a soprar de um jeito que acho que levava qualquer coisa a rasto, e a chuva é bem capaz de ser granizo, nem sei bem! pode ser que haja cheias! e derrocadas, como acontece frequentemente nas ilhas!
mas hoje de manhã ainda me senti pior! lembrei-me que existe gente, de bebés a idosos, sexo feminino e masculino, e animais também, que no dia de hoje (o suposto dia mais especial do ano) estão sozinhos, sem ter o que comer, sem ter roupa lavada, sem ter onde dormir, com quem estar... sim, no resto do ano pode ser cruel, mas é Natal! daí que todos os que ajudam, mesmo que seja com um pacote de arroz, merece os parabéns! há pouca gente que ajuda, pouca gente que se importa. sei que muitos que ajudam estão a passar dificuldades, mas que mesmo assim, doam o que podem. e se calhar, aqueles que mais têm são os que menos dão (nem todos!).
onde eu quero chegar é: tanta gente está por aí, sem ter o que comer, o que vestir, completamente sozinhos e muitos, só sobrevivem a esta época e no resto do ano, devido à solidariedade de pessoas bondosas. o mundo devia estar cheio de gente assim, para que se tornasse num sítio melhor. portanto um FELIZ NATAL para toda a gente, sei que muitos poderão ter uma refeição em condições, o que me faz sentir melhor. um Natal com união, felicidade, carinho, e passado com quem mais amam.

Sem comentários:

Enviar um comentário