quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia do Pai!

ser pai não é ter alguém que tenha o nosso sangue, alguém que nos chame de 'Pai', que seja fruto do esperma e do óvulo. ser pai é ser um herói para alguém, é proteger quem não se pode defender, é alimentar, vestir. não é dar dinheiro, é dar atenção e amor. é estar presente para ensinar lições de vida e ouvir tudo o que tem para ouvir, e até mesmo quando os filhos quiserem chorar. um Pai apoia-os, um pai pede desculpas quando está errado, um pai aceita o filho como ele é.
para todos os verdadeiros PAIS: Feliz dia do pai. é o vosso dia, o dia em que os vossos filhos fazem desenhos, molduras, ou qualquer coisa, para vos surpreender e mostrar o quanto gostam de vocês. e aí, até mesmo uma só palavra bastaria. filhos adotivos ou de sangue, não interessa. o que interessa é o amor que vos une. Pais: passem tempo com os vossos filhos, porque a vida surpreende e nunca se sabe quando vocês se irão separar.
para aqueles ''homens'' (que nem homens são) que não ligam nenhuma ao ser que nasceu com os seus genes, para aqueles que abandonam as suas famílias sem explicação, para aqueles covardes que batem ou fazem algo pior aos seus filhos (aqueles que eles deveriam amar acima de tudo): ganhem consciência dos seus atos... há pessoas que precisam de vocês, de uma figura paternal para dar o exemplo, de alguém para ter como herói, alguém para ir ver os jogos de futebol, alguém para apresentar a namorada, alguém que lhe faça surpresas de aniversário... e são vocês! não há ninguém que substitua um pai. 
pai não é aquele que dá dinheiro, mas sim aquele que está presente mesmo quando o impossível acontece. 
crescer sem pai, por aquilo que sei e vejo, é das piores dores do mundo, e admiro muito quem passa ou passou por isso. admiro muito quem não possa chamar Pai a ninguém, principalmente porque esse alguém foi embora e escolheu não acompanhar a vida dele. admiro quem tem a força de seguir em frente de cabeça erguida, mesmo depois de passar por tanto. dói, e se a mim me dói apenas por ver, sei que dói ainda mais passar por isso. portanto: FORÇA! força para quem cresceu sem ele (mas lembrem-se: ele escolheu ir embora, não seria um bom pai... talvez fosse pior se tivesse ficado, talvez tivessem sofrido mais), força para quem ficou sem ele porque a morte chegou cedo demais. e força para quem tem o pai fora do país para lhe dar uma vida melhor! porque um pai é assim: faz sacrifícios pelos filhos!
podia escrever mil e uma coisas sobre pais e filhos, mas acho que já escrevi o que queria dizer.

Feliz Dia do Pai... e força para quem precisa dela!

Sem comentários:

Enviar um comentário