quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

São Valentim!

não, o dia de São Valentim não é só para namorados/casais! o São Valentim serve, supostamente, para estarmos com quem mais gostamos, sejam eles amigos, namorados e/ou família. o São Valentim é um dia em que, normalmente, se dá (ainda mais) valor a quem nos rodeia, é uma data para mostrarmos o nosso amor e amizade. ainda me lembro de receber e mandar aquelas cartinhas feitas à mão com um texto, na escola, de/para amigos! ao crescer, deixou de ser assim... as pessoas amadureceram e deixaram de fazer estas pequenas coisas (coisas com valor e sem preço) e começaram a comprar, a consumir, e esse dia virou um dia consumista, onde os namorados gastam dinheiro sem necessidade, onde há milhares de coisas iguais e onde se tem de escolher uma... virou um dia em que 'obrigatoriamente' se tem de gastar dinheiro para oferecer algo... e para muita gente, bastaria um pequeno gesto, algo fora do comum... algo feito com sentimento, algo único!
antes tinha mais piada. agora parece que há pessoas chateadas por não namorar nesse dia. o amor é para ser vivido todos os dias, esse é apenas mais um dia em que tens de valorizar as pessoas que realmente amas e que te amam a ti. dar valor aos amigos, à família, àqueles que mais estão presentes na tua vida. queres fazer algo diferente? manda-lhes uma mensagem para o Facebook, para o telemóvel ou telefona, e diz: 'Feliz Dia de São Valentim. Adoro-te, beijinhos!'... Isso é suficiente se a pessoa se importar contigo verdadeiramente.
preferes uma coisa com preço mas sem muito valor, ou com valor e sem preço? pensa bem na resposta.
preferes um jantar luxuoso, num restaurante caro, com direito a um grande ramo de rosas, onde tens de te começar a preparar 3 horas antes... ou preferes um jantar feito em casa pela outra pessoa, a dois, com uma música romântica de CD, à luz das velas? preferes que a outra pessoa gaste dinheiro, ou que ela se esforce mesmo fazendo pouco? 
o que conta é a intenção! e mesmo que o jantar saia queimado, mesmo que o CD esteja riscado, mesmo que a flor murche e as velas se apaguem milagrosamente, tens a outra pessoa para abraçar e com quem estar. isto no caso dos namorados, claro.
no caso da família ou dos amigos, não se vai estar a comprar algo para cada um... é melhor apenas uma lembrança, algo que marque o coração deles de um jeito especial, um miminho... uma foto numa rede social qualquer é o que está na moda... qualquer um pode fazer isso, e não custa nada! se é para se dar valor nesse dia, que se dê valor sem preço. que se dê valor a sério, e não porque se acha que é obrigatório fazê-lo. existem 365 dias num ano... vais dar valor às pessoas apenas no dia 14 de fevereiro? então e nos outros 364 dias? vais deixar de te importar com elas? se for verdadeiro, sei que não...
não uses o dia como desculpa para namorar, para gastar. se queres usar este dia, lembra-te que o ano tem mais meses, e esses meses, mais dias... e se queres gastar, gasta esses dias a valorizar quem amas... eles não duram para sempre e um dia será tarde.
quando é amor de verdade (um amor de amizade, ou amor de paixão... tanto faz! é amor!) não precisa ser perfeito... basta fazer a diferença! só precisas fazer a diferença (positiva) na vida de alguém...
FELIZ DIA (não dos namorados mas) DE SÃO VALENTIM!

4 comentários:

  1. Belo texto sobre o "Dia de S. Valentim"! Sem dúvida, com "muito valor"; profundo e carregado de sentimento! Bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! :)
      Todos os meus textos são carregados de sentimento, afinal de contas, escrevo para isso mesmo: descarregar o que sinto... é a minha forma de 'relaxar'.
      Mais uma vez, obrigada! É bom ler isso!

      Eliminar
  2. Texto bonito e com muito valor... muito sentimento:)
    Realmente não se compram pequenos gestos, olhares e por vezes um simples sorriso alegra e enche o coração de qualquer um. Sê feliz e marca a diferença na vida de alguém. Na minha já tens vindo a marcar diariamente, entraste e agora já não vais sair assim tão facilmente, porque chega um bom dia simpático todas as 3ª e 5ª. Beijinho:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, professora... Não sei mesmo o que dizer... neste caso escrever, claro. Não pensei que viesse comentar aqui! :o
      Eu também acho que não são as grandes coisas, mas sim as diferentes, até porque a intenção é que conta...
      Na minha vida, já tem lá o seu nome marcado porque além de uma professora, considero-a amiga, uma pessoa em quem sei que posso confiar e que tenho como exemplo. É uma pessoa admirável, acredite! :) Beijinho. *-*

      Eliminar